A Volkswagen acaba de entrar oficialmente no jogo dos SUVs de entrada com uma carta ousada na manga: o VW Tera, novo modelo que promete democratizar o acesso ao segmento mais cobiçado do mercado automotivo nacional. Com design 100% brasileiro e proposta de unir preço acessível com visual altinho, o Tera foi revelado ao vivo no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, e já começa a chamar atenção pelo potencial de mudar a dinâmica entre hatchs e SUVs compactos.
Segundo Cláudio Rawicz, diretor de comunicação e sustentabilidade da Volkswagen, o Tera chega para ocupar um espaço estratégico entre os hatchs compactos — cada vez mais raros — e os SUVs compactos, que subiram de patamar e de preço. “É uma faixa que cresce muito e ainda carece de opções acessíveis com cara de SUV. Queremos trazer essa democratização”, afirmou Rawicz durante o Podcast Motor1 Brasil #276.
O SUV que quer ser o “popular da nova geração”
Se no passado o Gol reinava absoluto entre os carros de entrada, agora é o Tera que carrega essa responsabilidade com roupagem atualizada. O novo modelo se junta a uma leva de concorrentes como Fiat Pulse, Renault Kardian e Citroën Basalt, todos buscando um equilíbrio entre visual robusto e preço competitivo.
A diferença é que, enquanto o Basalt aposta em linhas coupé e motor 1.0 aspirado, o VW Tera surge com a missão clara de substituir os hatchs de entrada da marca, contando com motor 1.0 MPI nas versões mais básicas. A Chevrolet, aliás, já se prepara para seguir caminho semelhante com um novo SUV derivado do Onix.
Design feito no Brasil, para brasileiros
Um dos grandes trunfos do Tera está no design 100% desenvolvido no Brasil pela equipe liderada por José Carlos Pavone, chefe de Design da Volkswagen para as Américas. Mesmo utilizando a base conhecida da plataforma MQB A0 — compartilhada com Polo, Nivus e T-Cross — o Tera traz soluções visuais únicas que o distanciam dos “irmãos”.
Na versão topo de linha apresentada à imprensa, batizada de High Outfit, o SUV vem equipado com faróis e lanternas em LED, retrovisores exclusivos e um destaque lateral que cria uma identidade visual robusta, interligando as portas traseiras às lanternas por meio de um vinco expressivo.
A traseira ainda aposta em uma solução de estilo que já virou assinatura na marca, com lanternas interligadas por uma barra preta com filetes prateados, lembrando o visual de modelos como Nivus, T-Cross e o novo Tiguan europeu.
Interior digital e inspirado nos elétricos
A cabine do Tera também não ficou para trás no quesito inovação. Inspirado nos modelos elétricos da família ID. da VW e no Skoda Kylaq, o SUV traz uma central multimídia em posição elevada, um painel de instrumentos 100% digital de 10 polegadas (nas versões mais completas) e o sistema VW Play Connect, que permite conectividade total via aplicativo.
Entre os destaques estão ainda carregamento de celular por indução, iluminação ambiente e um desenho de painel que se distancia das soluções reutilizadas de outros modelos da marca, entregando mais identidade ao projeto.
VW Tera: primeiros detalhes técnicos
Item | Detalhes confirmados |
---|---|
Motor | 1.0 MPI (versões de entrada) |
Plataforma | MQB A0 |
Painel de instrumentos | 100% digital (10”) nas versões topo de linha |
Multimídia | VW Play Connect com conectividade por app |
Diferenciais visuais | Design exclusivo, lanternas LED, retrovisores próprios |
O que esperar?
Ainda sem data de lançamento oficial ou tabela de preços revelada, o VW Tera já mostrou que quer ser mais que um “SUV de entrada” — quer se tornar o novo carro de entrada da Volkswagen, ponto final. Em um mercado onde o desejo pelo visual SUV cresce, mas os orçamentos nem sempre acompanham, o Tera aparece como resposta direta à nova realidade do consumidor brasileiro.
Se vai liderar o segmento? Isso o tempo (e o preço) vão dizer. Mas o Tera já largou bem na corrida.
FAQ – Dúvidas sobre o novo VW Tera
Quando o VW Tera será lançado?
Ainda não há data oficial de lançamento, mas a expectativa é para o segundo semestre de 2025.
Qual será o preço do VW Tera?
A Volkswagen ainda não divulgou os valores, mas ele deverá competir com modelos como Pulse e Kardian, partindo da faixa dos R$ 90 mil.
O Tera substitui algum carro atual da marca?
Oficialmente não, mas deve ocupar o espaço deixado por modelos de entrada como o Gol e o Fox.
Qual o diferencial do Tera em relação ao Polo Track, por exemplo?
O visual SUV, maior altura em relação ao solo, mais equipamentos de série e proposta mais moderna no design interno e externo.