Por Música Viajante
Então você decidiu que era uma boa visitar a Itália e se deliciar com uma das cidades mais românticas e históricas do mundo? Depois de sugestões para um roteiro de viagem inspirado em grandes clássicos do cinema, agora é um bom momento de preparar um pequeno guia com recomendações de coisas para se fazer em Roma sem gastar dinheiro. Ou pelo menos, gastando o menos possível. Roma possui muitas opções de turismo em que você pode se conhecer a cidade e se divertir sem precisar colocar a mão no bolso.
Praça São Pedro, no Vaticano
Todos os domingos, ao meio-dia, o Papa Francisco faz a sua tradicional missa na Praça São Pedro e abençoa os visitantes. Mas não deixe para chegar em cima da hora: além do risco de ficar muito longe para conseguir enxergar o Papa, pois peregrinos e romanos começam a se concentrar logo pela manhã, independente do tempo, a aparição dura apenas 15 minutos. Não deixe de levar água para se refrescar.
Fórum Romano
Indicado especialmente para casais em busca de locais românticos, as ruínas do Fórum Romano e suas vigas iluminadas de verde e azul são garantia de um momento inesquecível. É muito comum a presença de namorados abraçados nas redondezas do que era um ponto de encontro de grande importância social e que recebeu muitas discussões políticas e reuniões importantes.
Via Ápia
A Via Ápia foi aberta no século IV a.C. E foi uma das primeiras estradas da Roma Antiga, que fazia a conexão do sul do país com a capital. Para quem aprecia caminhadas, é uma bela oportunidade de se exercitar apreciando as ruínas, mausoléus, estátuas e os túmulos antigos. No entanto, uma das atrações mais visadas pelos turistas são as primeiras catacumbas cristãs, que cobram um valor para a entrada. Uma dica é aproveitar para visitar durante o verão e colher amoras ao longo do caminho.
Santuário de Gatos Torre Argentina
Uma das atrações mais curiosas de Roma, sem dúvidas. Os gatos romanos sempre procuraram abrigo entre as ruínas antigas da cidade e desde 1929, as ruínas da Torre Argentina foram escavadas, vários felinos adotaram o local como o seu lar. As estimativas indicam que cerca de 250 gatos “residem” no local, que sobrevive com doações e trabalho diário de voluntários de diversos países que alimentam, limpam e cuidam dos bichanos.
https://www.youtube.com/watch?v=sGT2kbdFWsQ
Casa del Cinema
Depois de todos esses passeios, que tal ainda pegar um cineminha de graça? Localizado no belo parque Villa Borghese, a Casa del Cinema é resultado de um projeto ambicioso iniciado em 2001 que visava transformar um pavilhão abandonado em um cinema. Não é por acaso que o local se tornou um ponto obrigatório para cinéfilos. A Casa del Cinema exibe clássicos com idioma original e também costuma fazer um agrado aos frequentadores com produções lançadas no conceituado Festival de Veneza. O local também funciona como biblioteca cinematográfica e café.
https://www.youtube.com/watch?v=XTWKxiqQk7w
Salotto 42
Não é gratuito, mas o Salotto 42 é um dos lugares mais frequentados de Roma. Por apenas 10 euros, você tem direito a beber cocktails e um buffet com diversas opções de deixar qualquer um com água na boca depois de fazer todos esses passeios pela cidade. No final do dia, a economia terá valido a pena!

